Porque a vida precisa de uma conexão.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O pai da teoria da evolução

Charles Robert Darwin


Já se foram 150 anos desde que Charles Darwin revolucionou o mundo da ciência e escreveu sua principal obra: A origem das espécies. E, ao escrever a sua história, mudou a história de toda a humanidade.
No dia 12 de fevereiro de 2009 será comemorado o aniversário de 200 anos do nascimento do naturalista e 24 de novembro os 150 anos da publicação de A Origem das Espécies.


Sua verdadeira escola é a natureza, onde ele observa animais, plantas e
pedras. Se apaixona pelas Ciências Naturais e por coleções "de todo tipo".


Saiba um pouco mais:


Charles Robert Darwin foi um importante naturalista inglês que viveu no século 19. Ele é lembrado por ter formulado a teoria da evolução, que explica como as diferentes espécies de animais se desenvolveram ao longo do tempo. Darwin nasceu no Reino Unido, em 12 de fevereiro de 1809. Foi estudar medicina em 1825, mas abandonou a carreira, voltando-se para as ciências naturais.

Como naturalista, foi convidado para participar da viagem do navio Beagle ao redor do mundo, promovida pelo corpo de almirantes britânico. Durante a viagem, que durou quatro anos e nove meses, Darwin chegou à costa do Brasil, seguindo para a Patagônia, ilhas Malvinas, Terra do Fogo, ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, Maldivas e toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru. Darwin colecionou fósseis e observou várias espécies animais e vegetais, além de fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. À medida que passava de uma região para outra, Darwin notou que o mesmo animal apresentava características diferentes e que existiam traços comuns entre as espécies extintas e as atuais.

Isso o levou à suposição de que os seres vivos não são imutáveis, mas capazes de transformar-se.

As observações feitas durante a viagem orientaram Darwin na pesquisa sobre a teoria da origem das espécies, que é o tema fundamental da sua obra. Ela se baseia na luta pela vida, ou seja, na existência de uma permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal. Sobre a evolução das espécies, Darwin explica ainda que somente os mais fortes e mais aptos conseguem sobreviver e a própria natureza se encarrega de fazer essa seleção natural.

Em 1859, Darwin publicou um resumo de seus estudos no livro Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, Na época, suas teorias provocaram grandes polêmicas e discussões. Hoje, suas idéias são mais aceitas, e seus livros são uma referência entre pesquisadores do mundo inteiro. Darwin morreu de um ataque cardíaco em 19 de abril de 1882, tendo dedicado toda a sua vida à ciência.



Fonte: google imagens, último segundo, ciência hoje por Thaís Fernandes, darwin200.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Nosso Twitter

Parceiros

Top Notícias

Copyright © Conexão Bio | Powered by Blogger Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template